quarta-feira, 24 de abril de 2013

TAG- Transtorno de Ansiedade Generalizada



Hello, girls. Tudo bem?
Vamos falar hoje, sobre uma doença que parece nociva e rara mas, que pode ser muito prejudicial a nossa saúde e é mais comum do que imaginamos. 
O Transtorno de Ansiedade Generalizada costuma ser crônico e duradouro, mas com pequenos períodos de remissão dos sintomas. Geralmente leva o paciente a sofrer com um estado de ansiedade elevado durante anos. 
Bem diferente da Ansiedade Comum!
 É importante tratar a TAG, já que é muito comum que apareça conjuntamente a Depressão e a Síndrome do Pânico tornando o quadro incapacitante para o pacientes.
As pessoas com TAG não costumam buscar ajuda de um psicólogo ou psicoterapeuta, por confundirem a série de sintomas somáticas como: a pertubação e a insônia, com uma doença orgânica e não psicológica. Além disso, as pessoas com TAG – costumam se sentir deprimidas, desmoralizadas (aonde pode ocorrer o risco de Depressão) e são socialmente ansiosas, com isso este quadro acaba sendo considerado o problema principal, mantendo o TAG sem tratamento.
Pra que vc possa ser considerado um portador da TAG –  os sintomas devem estar presentes na maioria dos seus dias e estar prejudicando áreas importantes da sua vida como o trabalho, os estudos, a vida familiar, etc.
Portador de TAG – é uma pessoa tão inquienta e preocupada que acaba não conseguindo controlar suas frustações e nem resolver o problema.
 Algumas pessoas apresentam medos difusos, outros tem preocupações bem específicas como: o medo de fracassar, a preocupação com suas finanças, com a sua saúde, com terceiros etc. A pessoa passa a sofrer loucamente com estas coisas e não é capaz de chegar a uma solução, não é capaz de tomar uma decisão ou de atuar de forma decidida e viver com tranqüilidade, ao contrário, fica dando voltas e voltas, só pensando em tudo que deu errado,  nas dificuldades reais e imaginárias. Ao invés de chegar a uma solução eficiente fica se torturando com todos os erros que já cometeu  e que ainda poderá cometer.  Ou seja a pessoa não consegue se concentrar no que de fato é relevante.
 Dormir é um desafio, já que muitas vezes não consegue pegar no sono, sempre com a cabeça trabalhando á mil por hora, pensando no passado, presente, no que pode acontecer amanhã, depois de amanhã e pro resto da vida. E quando dorme é um sono perturbado, acorda cansado, sem vontade de levantar, com dores no corpo ou com aquela sensação de apreensão.
Ao identificar o Transtorno de Ansiedade Generalizada-TAG, percebemos  03 desses 06 sintomas: 
* Inquietude, sensação eterna de ter algo para fazer e não saber o quê?!.
* Fatigar-se facilmente, quase nem começou o que tinha pra fazer e já está cansado.
* Dificuldade de Concentração, não conseguir ler um livro, por exemplo, os olhos passam pela página mas, não sabe nada que estava escrito, ou ter a mente em branco, a cabeça longe, no mundo da lua.
* Irritabilidade, alguém falou uma coisinha e você já tem vontade de mandar a pessoa pra longe.
* Tensão Muscular, aparece na forma de dor nas costas, nos ombros, nas pernas, dores insistentes de cabeça.
* Perturbação do Sono, dormir demais ou de menos, acordar no meio da noite ou não conseguir nem iniciar o sono.
É comum a pessoa que passa por esse quadro dizer que está estressada. Não deixa de estar certa, mas estresse não é um diagnóstico muito preciso, pois o estresse você alivia diminuindo o ritmo de trabalho, mas a TAG não!
Na terapia existe uma série de técnicas que o psicólogo ou psicoterapeuta aplica, como a Exposição Cognitiva, o Controle da Preocupação, Relaxamento Progressivo, Prevenção de Resposta, Técnicas de Resolução de Problemas, enfim existem muitos caminhos.
Tanto a  TCC-Terapia Cognitiva Comportamental, que é uma terapia objetiva, voltada para resultados como a psicanálise,  trabalham muito bem este quadro. Logo no inicio da psicoterapia o psicólogo faz uma lista de metas terapêuticas, e com o tempo, você sabe que a terapia deu efeito prático porque você começa a comparar a lista que fez no inicio e os ganhos que teve no decorrer da terapia. Não é só uma sensação subjetiva de bem estar... É possível uma constatação concreta de mudanças no modo de levar a vida.
Existe tbm uma técnica  chamada “Treino no Manejo da Ansiedade”, que são exercícios que o psicólogo ou psicoterapeuta, ensina na clínica. São 04 habilidades de Enfrentamento por meio de vários relaxamentos: Relaxamento Progressivo, o Relaxamento Sem Tensão, a Respiração Correta, Imagens de Relaxamento e o Relaxamento por Sinais, e que você leva como lição de casa e vai aplicando no seu cotidiano.
A recuperação do indivíduo depende da gravidade da doença. 
A TAG pode persistir e ser difícil de tratar. Entretanto, a maioria dos pacientes melhora com uma combinação de medicamentos e Terapia Comportamental.
Existe tratamento!!! 
Não deixe a ansiedade tomar conta de sua vida! Controle-a antes de ser controlado por ela!!!

                  

2 comentários:

  1. Muito legal o seu blog,

    Gostaria de convidar a todos para visitar o meu blog sobre Crise do Pânico,

    Obrigada

    sobreviviaopanico.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie pessoal bom dia
    estou criando um grupo no whats sobre ansiedade quem quiser entrar me chama la 07798292820
    por favor so chame se realmente estiver buscando ajuda pq tem muitos que so fazem gracinha brincadeira besta
    a intenção do grupo eh ajudar uns aos outros da melhor maneira possivel eu ja sofri muito com ansiedade e por isso quero ajudar quem ainda sofre
    . vlw pessoal :) :)

    ResponderExcluir