terça-feira, 23 de abril de 2013

Impostores da Dieta ***

Hello girls, tudo bem? 
Há alimentos comprados prontos que prometem ser  mais naturais e saudáveis, quando na verdade,  são fontes de gordura, açúcar, conservantes, corantes e outros componentes que podem estragar a sua saúde.
Muitos dos produtos intitulados saudáveis e light, por exemplo, apresentam maior concentração de sódio para que possam ser conservados e precisam de moderação no consumo como o peito de peru e o biscoito água e sal. 
Vamos falar um pouco de alguns produtos impostores na nossa dieta e saúde. 
Começaremos pelo Suco de Caixinha: 
O rótulo pode até ter as frases 'Sem adição de açúcar' ou 'Feito com polpa natural' mas, a maioria dos sucos comprados prontos apresenta alta quantidade de conservantes (que retardam o metabolismo) e corantes (podem desencadear alergias, irritação estomacal...). O sódio que tbm é utilizado para conservar (aumenta o inchaço do organismo). Sem contar, que produtos industrializados perdem parte dos nutrientes durante o preparo de armazenamento. A melhor opção é sempre tomar um maravilhoso suco de fruta natural!!! 

Barra de Cereal: 
Algumas marcas tem alta quantidade de açúcar e podem ultrapassar o limite ideal de calorias para um lanche da manhã ou da tarde. Atente-se ao rótulo, as barrinhas ideais tem de conter o teor de fibra entre 1g á 7g por barra, para não aumentar o índice glicêmico e não contribuir com o acúmulo de gordura no abdômen e nem no quadril. 

Iogurte com sabor: 
As opções de sabores são diversas: ameixa, mamão, frutas vermelhas, graviola... Mas, precisamos lembrar que nem sempre o sabor do iorgute é da fruta natural e sim, de aromatizantes artificiais. Embora muito destes, sejam desnatados (com teor reduzido de gordura), eles tbm são ricos em açúcar. 
É claro, que não vamos nos privar de consumi-los mas, precisa haver uma moderação, já que o açúcar em excesso eleva o peso e contribui para o aumento dos níveis de triglicérides, entre outros problemas. 

Sopa de pacote: 
Muitos de nós, pensamos que consumir sopinha de pacote é a melhor fonte de vitaminas e minerais que existe, não é?!
Não! Estamos enganados. A sopa de pacote além de ser pobre em nutrientes, este produto é um dos mais ricos em sódio (alguns contém até 1gr deste componente na porção), sendo que a recomendação diária é de  04gr á 06gr por dia.

Biscoitos Água&Sal:
Produto campeão de sódio! Quem já não pensou no idéia de que consumir o biscoitinho seria uma melhor opção do que o pão?! Eu mesma, muitas vezes, rsrs.
Mas, o que eu soube é que dependendo da quantidade consumida, é melhor ficar com o pãozinho frânces, que terá praticamente o mesmo valor calórico. Mas, não dá pra ficar muito longe dessa delícia, né gente. Então, prefira sempre as versões integrais e sem devorar meio pacote a cada lanche.
Recomenda-se de 03 á 04 unidades apenas. E se vc achar, que não conseguirá comer menos de 04uni. então, compensa comer o pãozinho integral, que sacia mais.

Cereal Matinal S/Açúcar: 
É bom observar que o teor de sódio deve ficar abaixo de 150mg por porção, assim, a absorção não eleva a pressão arterial e não provoca o falso inchaço. Granola e outros cereais podem ser encontrados sem açúcar - o que de fato, já deixa o produto mais saudável.

 Atum em Lata e Peito de Peru:
O atum, é uma fonte importante de proteína mas, que deve ser sempre consumida na opção de armazenamento em água (em vez, de óleo), e ser consumido com moderação, já que é rico em sódio.
Quanto ao peito de peru, é sempre importante comparar as marcas, que diferem bastante na quantidade de gordura e principalmente de sódio. Além disso, o peito de peru apresenta conservantes químicos e, segundo alguns especialistas podem conter substâncias cancerígenas. Mas, há um consenso entre os nutricionistas de que o alimento é uma opção melhor de consumo do que: o presunto suíno, salame e mortadela.

Lanche Natural pra Vender:
É claro, que é escolher um lanche natural no lugar de uma coxinha frita ou croissant gorduroso é a melhor opção. Mas, cuidado com os ingredientes desse lanche! Os vendidos prontos em mercados, padarias e lanchonetes costumam ser cheios de maionese, na maioria das vezes, o pão não é integral e o queijo pode ser aquele amarelo ( com maior teor de gordura). Eles tbm podem ter conservantes para que possam ser mantidos em refrigeração por mais dias. Prefira lanches de pão integral que contém tomates, cenoura ralada, alface, rúcula, pois são alimentos saudáveis e dão um sabor maravilhoso ao seu lanche. Assim, tbm deve ser em casa e quando for, procure abusar dos vegetais. 
Espero ter ajudado. Vamos manter a boa saúde e a boa forma. 
Amanhã tem mais curiosidades girls, sobre BEM-ESTAR e REESTRUTURAÇÃO  ALIMENTAR. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário