sexta-feira, 21 de junho de 2013

Os primeiros 04 nutrientes essenciais para uma vida mais saudável ***

Hello girls, tudo bem?
Como prometido, vamos voltar a rotina de aprendizado sobre dietas e alimentos saudáveis. 
Colesterol, gordura trans, carboidratos, proteínas... já se foi o tempo em que ir ao supermercado era uma tarefa simples e fácil. Escolher bem os alimentos é uma preocupação cada vez mais comum. E, a tarefa leva tempo e preparo, viu girls! 
Eu tô começando a aprender, hehehe.
Que tal, começarmos pelos 4 principais nutrientes que devemos ficar de olho na hora de comprar um produto alimentício no supermercado?! Vamos lá?!


CALORIAS *
Pra começar, a palavra certa a ser usada é quilocalorias (Kcal) mas, no dia a dia foi substituído apenas por calorias. Ela é mais que necessária para nossas atividades diárias como: a digestão, respiração, funcionamento do cérebro, crescimento dos cabelos e unhas, batimento cardíaco, prática de exercícios e por aí vai... E todos os alimentos possuem calorias mas, em diferentes quantidades, portanto, não abuse! rsrs.
Os nutrientes que fornecem energia para o corpo são três: carboidratos e proteínas (4 Kcal/g) e as gorduras (9Kcal/g).



CARBOIDRATOS *
São a primeira fonte de energia para o nosso corpo e não devem jamais serem cortados da alimentação. Temos três tipos de carboidratos: Monossacarídeos (frutose, glicose e galactose),
Dissacarídeos (sacarose, maltose e lactose) e o Polissacarídeos (amido, dextrina, celulose e glicogênio).
Vamos combinar, né girls... não existe alimentação saudável sem frutas, grãos integrais, verduras e legumes e todos estes são exemplos de carboidratos. Mas cuidado, evite açúcares simples ou refinados, eles até fornecem  muita energia mas, sem nenhuma variedade de nutrientes importante para o bom funcionamento do nosso organismo.
Toda quantidade de calorias que ingerimos no dia, 50% a 60% devem vir dos carboidratos.
Detalhe que eu não sabia... rsrsrs.


                                      PROTEÍNAS *
São nutrientes envolvidos com a formação de células, enzimas e hormônios, daí sua denominação de construtores. Resumindo: são fontes de substâncias que o nosso organismo não produz,  conhecidas por aminoácidos essenciais
Os alimentos fontes de proteínas são de origem animal (carnes, leites) e, alguns de origem vegetal (leguminosas como a soja e o feijão). A quantidade certa de calorias ingeridas diariamente deve ser de 15% a 20%. Por isso, alimentos ricos em proteínas devem fazer parte do nosso cardápio sim!


GORDURA TRANS *
Vcs sabiam que desde 31 de julho de 2006, as empresas são obrigadas a indicar no rótulo dos alimentos a quantidade de gordura trans?! Pois é, graças a ANVISA.
Gordura trans trata-se de um tipo de nutriente originado na gordura vegetal que naturalmente (é insaturada e não prejudica á saúde). Para a gordura vegetal dar sabor, forma e textura aos alimentos industrializados, ela passa por um processo denominado de hidrogenação ' daí o termo gordura hidrogenada).
Nesse momento, a gordura que era líquida e insaturada passa a ser sólida e saturada, trazendo riscos quando consumida em grandes quantidades.
Não existe uma recomendação de quantidade de gordura trans para a dieta, mas a Nutricionista Roberta Stella, sugere um consumo máximo de 2 gramas por dia. 
Então, vamos aproveitar essas dicas e caprichar no cardápio!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário