quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Happy Birthday Coco Chanel *

Hey my loves, tudo bem?
Sinônimo de estilo e elegância, Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida por "Coco Chanel", completaria ontem, 132 anos. 
Nem preciso dizer que sou uma absoluta dela, né!?
É a única estilista presente na lista das cem pessoas mais importantes da história do século XX da revista Time.
O que me mais me fascina, é o quanto ela foi movida pelas paixões, seja na vida pessoal e na profissional. 
Coco Chanel, nasceu em 19 de agosto de 1883 em Saumur, Pays de la Loire- França. Filha de Eugénie Jeanne Devolle, (mãe solteira) e de seu pai Albert Chanel, um vendedor de rua, que comercializava roupas de trabalho e roupas íntimas.
Quando Gabrielle tinha doze anos, sua mãe morreu de bronquite aos 31 anos. Contudo, o pai de Gabrielle a-colocou junto com a irmã num orfanato, chamado Colégio Nossa Senhora da Misericórdia. 
Aos dezoito anos, ela deixou o orfanato de Aubazine, sendo transferida para o Institut Notre-Dame de Moulins, um pensionato para moças, mantido por religiosas católicas. 
Foi lá, que ela se aperfeiçoou como costureira e reencontrou sua tia Adrienne, ambas quase com a mesma idade e, sobretudo a mesma ambição de sair da condição de pobreza. Em 1903, as duas jovens são encaminhas pelas freiras á Maison Grampayre, um atêlie de costura especializado na confecção de enxovais. Independentes, ambas decidiram deixar o pensionato e passaram a dividir um quarto alugado na rua Pont Ginguet, em Moulins. 
Gabrielle, sempre muito cortejada fez suas primeiras aparições no La Rotonde, um café-concerto frequentado por oficiais do regimento da Cavalaria. Lá, ela se apresentava como cantora, sonhando com o music hall e, foi provavelmente por causa da canção que interpretava chamada "Qui qu'a vu Coco dans I'Trocadéro", que seu apelido Coco surgiu.
Cercada por vários jovens oficiais, muitos deles ricos ou aristocráticos, seduziu Etienne Balsan (1880-1953), um socialite, herdeiro de uma fábrica de tecidos que fazia uniformes para o exército. Balsan tinha acabado de deixar o exército para se dedicar a criação de cavalos. Ele a hospedou em seu castelo, perto de Compiègne. 
Possivelmente, foram amantes por alguns meses mas, se mantiveram amigos por toda a vida. 
Por volta de 1909, ela conheceu o milionário inglês Arthur Capel, que foi o grande amor de sua vida!!!
Capel ajudou-a a abrir sua primeira loja de chapéus, que faria Chanel se tornar um sucesso e aparecer nas revistas de moda mais famosas de Paris.
O romance com Capel era irregular mas, durou dez anos, embora ele tivesse se casado com uma inglesa. 
A história terminou tragicamente, quando ele morreu num acidente de carro, em 1919. 
Com este desgosto, Chanel abriu sua primeira casa de costura, também comercializando chapéus mas, agora vendendo roupas desportivas para ir a praia e para montar a cavalo. 
E siim, foi ela quem inventou as primeiras calças femininas!
No inicio de 1920, ela se apaixonou pelo jovem grão-duque da Rússia no exílio, Dmitri Pavlovich Romanov (1891-1941), que fugiu de seu país logo após a Revolução.
A sua relação com Dmitri a fez desenhar roupas com bordados do folclore russo e por isso, contratou cerca de 20 bordadeiras. 
Suas roupas passaram a vestir as grandes atrizes de Hollywood e, seu estilo ditava moda no mundo inteiro, os tailleurs por exemplo, são referência até hoje!
Além de confecções impressionantes que visavam o conforto e a liberdade feminina, Chanel desenvolveu perfumes com sua marca e em 1921, criou o que iria convertê-la numa grande celebridade para sempre, o Chanel nº5 por Ernest Beaux. 
O primeiro perfume sintético a levar o nome de um estilista!!
Durante a Segunda Guerra Mundial, Chanel fechou a casa e como várias outras celebridades francesas, permaneceu em seu país. 
No período da ocupação alemã (1940-1944), envolveu-se romanticamente com o alemão Hans Dincklage, um profissional da Abwehr (inteligência militar alemã), que operava na França desde 1920. 
E, até hoje se questiona se Coco Chanel era ou não aliada dos nazistas... 
Coco reabriu a casa em 1954. 
No final da guerra, os franceses condenaram o romance e deixaram de frequentar suas lojas.
Chanel passou a ter dificuldades financeiras mas, para manter a casa aberta, começou a vender suas roupas para o outro lado do Atlântico, passando a residir na Suíça. 
Em razão da admiração da ex primeira-dama Jackie Kennedy, ela reaparece nas revistas de moda com os seus tailleurs (casacos e sapatos).
Depois disso, voltou a residir na França e promoveu um glamouroso desfile. 
Na mesma epóca a estilista criou as eternas bolsas Chanel de correntes douradas, chamadas "2.55", que se tornou sucesso absoluto e, é até hoje uma das bolsas mais desejadas do mundo, pelo menos eu, desejo todaaass...hahaha. 
Detalhe: É uma das it bags mais antigas que existem!
Depois criou o sapato bicolor que dava a impressão de pernas mais compridas e pés pequenos, também mais uma peças 'desejo' da Chanel, na epóca.
Coco Chanel, faleceu em 1971, no Hotel Ritz Paris, onde viveu por anos. 
O seu funeral foi assistido por centenas de pessoas que levaram suas roupas como forma de homenageá-la. 
Chanel foi sepultada no Cemitério Bois-de-Vaux, Lausana, Vaud na Suíça.
Quando a grande estilista morreu, encontraram em sua casa desenhos de roupas para uma nova coleção mas, mesmo assim, a marca perdeu muito do brilho da sua criadora.
Somente em 1983, quando o estilista alemão Karl Lagerfeld assumiu o cargo de diretor de criação da empresa, o espiríto refinado e discreto da mademoiselle Chanel foi revitalizado, sempre com as cores e os clássicos que tornam a marca tão famosa e desejada.
Atualmente, os donos da Chanel são Alain Wertheimer e Gerard Wertheimer, netos de Pierre Wertheimer, empresário que se tornou sócio de Coco em 1924.
A empresa se mantém até hoje com o capital fechado e, mesmo assim, é a 58ª marca mais valiosa do mundo, avaliada em US$ 5,83 bilhões, (isto em 2007).
E vocês, o que acham?! 
Ela foi incível, sim ou com certeza??

Beijiinhuus miill de mim amoras lindas *





Nenhum comentário:

Postar um comentário